Portugal a Cuidar

É uma iniciativa da responsabilidade da Associação Fazedores da Mudança organizada de forma colaborativa por uma rede de instituições, grupos, movimentos e cidadãos que se associam e se movem pela co-construção de um mundo melhor para todos. Constitui-se como um espaço agregador nos territórios e nos meios digitais, envolvendo cientistas, responsáveis políticos, dirigentes institucionais, media, individualidades nacionais e internacionais e cidadãos em geral, com especial atenção para as crianças e jovens, os cidadãos do futuro.

Unir e Criar pontes de diálogo, em torno do mesmo propósito que é o Cuidar. Cuidar de mim, da natureza das relações que estabeleço com os outros, cuidar da comunidade, da natureza, e do Planeta. 

Dar visibilidade a quem faz e ao que se está a fazer no âmbito do Cuidar da Casa Comum.

Reforçar a participação, a criação e articulação de redes locais e o incremento de processos colaborativos, em direcção a uma visão de sociedade enraizada no amor e que sabe cuidar para o bem comum.

Cuidar da Casa Comum é cuidar deste lindo planeta que nos acolhe e que de forma tão generosa nos dá tudo o que precisamos para viver, a nós e a todos os seres vivos com os quais partilhamos esta mesma Casa.

E porque acreditamos que o Cuidar começa dentro de nós, entendemos que cuidar da Casa Comum é cuidar de nós, dos outros, das nossas comunidades, da natureza. E assim, em cada gesto nosso, estamos a cuidar da Terra que também somos nós. 

Eu assumo o COMPROMISSO e subscrevo aqui.

Image
Image

Como é que tudo começou?

Foi em 2017 que nasceu o FÓRUM TERRA – Portugal a Cuidar da Casa Comum, ou pelo menos foi aí que se tornaram visíveis um conjunto de várias actividades, porque este sonho já estava dentro de vários Fazedores há algum tempo.

O que era para ser um programa de 2 dias, passou a ser de um mês, entre o dia da Terra – 22 de Abril – ao dia da Biodiversidade – 22 de maio.

Decorreu em todo o país com o objectivo de colocar na agenda nacional este tema, dando visibilidade ao que já estava a ser dito e feito do ponto de vista teórico-científico bem como a acção concreta nos territórios, unindo pessoas, organizações, projectos e movimentos em torno do tema e de um Fazer concreto.

"Mensagem para Portugal. SÊ um Embaixador!", "Pequenos Gestos que Cuidam!", "Juntos somos Fórum TERRA!" , “Não Conferência para Portugal a Cuidar da Casa Comum”, e o lançamento da "Carta Aberta Compromisso para Portugal + Consciente, Saudável e Feliz a Cuidar da Casa Comum", foram as principais iniciativas realizadas em 2017.

Sublinha-se que a Carta Aberta de Compromisso para Portugal mais Consciente, Saudável e Feliz a Cuidar da Casa Comum (clica aqui para mais informação e subscrição) integra a Carta Aberta das Crianças e a Carta Aberta dos Jovens resultantes de um processo participativo em todo o país que culminou com a Assembleia das Crianças e dos Jovens, na assembleia da república, no dia 10 de Maio de 2017.

Já em 2018, o destaque vai para a “Meditação Nacional” que ocorreu em todos os distritos do país e nas ilhas dos Açores e Madeira; “Um Minuto de Silêncio com a Terra” e o início da ronda de reuniões e workshops de preparação para a campanha de mobilização nacional em 2020.

Neste ano de 2019, ainda que o nosso foco esteja muito direcionado para a reconstrução da Casa de Pax, em Água Formosa – Vila de Rei e a consequente campanha de angariação de fundos (clica aqui para mais informação), continuamos a preparar o caminho para a realização da campanha de mobilização nacional para 2020. 

logo.png
Copyright © Fazedores de Mudança 2019. Todos os direitos reservados.

Search